HISTÓRIA

O início de tudo

Em 29 de fevereiro de 1908, na cidade de Barra Mansa no Estado do Rio de Janeiro a D. Virgínia Lélis Alves dava a luz a um menino a quem chamaria de José. O jovem José Alves dos Santos cresceu e viveu ali com a sua mãe, seu pai Camilo Lélis Alves e seus irmãos até 1927, quando conheceu e casou com a jovem Francisca Gomes da Silva, então com 16 anos, natural da cidade de Baturité, estado do Ceará.

Em 1930 o jovem casal muda para o município de Garças, estado de São Paulo em busca de uma vida melhor. Lá chegando José trabalha como empregado em diversas lavouras e em 1932 arrenda parte da fazenda Rancharia para o plantio de arroz, iniciando nova etapa de uma vida repleta de desafios. Aos poucos começa a contar com o valioso auxílio de seus filhos. Dos dez que tiveram, oito nasceram em São Paulo, foram eles por ordem cronológica: Sebastiana (+), Alzira (+), Divina (+), Orlando (+), Camilo, José Filho, Job (+) e Jorge. Os dois mais novos, João e Celina, nasceriam posteriormente em Goiás no município de Ceres.

A vida de lutas prosseguia, mas a esperança estava sempre presente, a lida no plantio de arroz exigia dedicação e perseverança. Foi aí que aconteceu um fato que mudaria definitivamente a vida do casal, da família e de muitas outras pessoas. Num dia normal de trabalho José contraiu um cisco no olho direito. O que poderia ser um fato corriqueiro e sem grande importância tornou-se uma séria enfermidade. O problema se agravava a cada dia, a cidade não oferecia condições para tratamento e José foi obrigado a deixar a esposa cuidando da colheita e partiu para a cidade de Bauru no interior de São Paulo à procura de recursos para a sua enfermidade.

Em busca de tratamento José encontrou algo que jamais sonhara, mas que alteraria definitivamente o curso da sua encarnação.



Clique em cada um dos ítens abaixo abrir o respectivo capítulo de nossa história:
» O início de tudo
» O Primeiro contato com o Espiritismo
» O Centro Espírita Maria Madalena em Ceres/GO
» O Encontro com Jerônimo Candinho em Palmelo/GO e a nova mudança
» As primeiras dificuldades e a fundação do CEMA em Planaltina/DF
» Grandes transformações para o CEMA
» Os colaboradores do CEMA ao longo da sua história
» Homenagem da família ao Centenário de Zé Paulista